Micro-ondas: as 5 dúvidas mais comuns!

Hoje é dia de “Cozinha sem dúvidas!” E nada melhor do que começar com as 5 dúvidas mais comuns sobre micro-ondas. Já percorri diversos estados ensinando aos apaixonados pela culinária como preparar, em pouco tempo, receitas deliciosas, mas para isso, é preciso conhecer bem o aparelho primeiro, não é mesmo? Então vamos lá!

micro-ondas-duvidas

1. O que são micro-ondas?

São ondas eletromagnéticas, de alta frequência, do mesmo tipo das ondas de rádio, só que mais curtas.

2. Como agem nos alimentos?

Dentro do forno há um válvula chamada de Magnetron, que converte a energia elétrica em micro-ondas. A vibração dessas ondas fazem com que as moléculas dos alimentos vibrem milhares de vezes por segundo, se transformando em calor.

3. Que tipo de recipiente devo usar?

Podem ser usados recipientes de vidro e de cerâmica. O recipiente deve aquecer com o alimento, não com as ondas. Ou seja, na altura do alimento o recipiente vai estar bem quente, mas o restante estará apenas levemente aquecido.

4. O micro-ondas é seguro?

Completamente, pois ele só funciona com a porta fechada e as travas de segurança acionadas. Além disso, quando desligado, ele não emite mais as micro-ondas.

5. As micro-ondas fazem mal à saúde?

Não, se utilizado o recipiente correto. Além disso, como o cozimento é mais rápido, a retenção de nutrientes é quase total, o que se comprova com a cor e sabor dos alimentos.

bolo-fuba-microondas

Solucionei suas dúvidas? Tem mais alguma? Deixe nos comentários!

Abaixo selecionei três receitas deliciosas para você já ir testando seus conhecimentos em micro-ondas.

Hambúrguer:

Pé de Moleque:

Torradinha com pão amanhecido:

Abraços e até a próxima!
Cátia Schnorr



2 comentários em “Micro-ondas: as 5 dúvidas mais comuns!”

  1. Essa e uma duvida bastante comum que costuma surgir entre as pessoas que tem micro-ondas em casa. “Louca, refratario, vidro, porcelana podem ser usados no micro-ondas sem problemas”, esclarece o professor Jose Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos e Imagens
Desenvolvimento
Produção Audiovisual