Pão de Milho

Ingredientes:

– 1 xícara de farinha de milho;
– 1 xícara de água fervente;
– 1 xícara de leite Sabor da Fazenda Dália;
– 1 colher de sopa de banha ou azeite;
– 1 ovo;
– 1 colher de sobremesa de sal;
– 2 colheres de açúcar;
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 1 colher de sopa de fermento biológico.

Medidas: xícara de 200ml. Pode dobrar ou triplicar a receita se sua família for grande, mas atenção para o fermento: depois da primeira colher de sopa é só meia para cada pão a mais na receita.

Modo de preparo: escalde a farinha de milho com a água fervente, junte o sal o açúcar a gordura, o leite em seguida o ovo e as 2 xícaras de farinha e o fermento. Bata bem, pode ser com a mão ou com batedeira planetária no gancho. Deixe levedar por 30 minutos: unte uma forma de pão, de 25 por 13 e deixe levedar, até estar na borda. Obs.: o tempo de levedura não tem como definir, pois vai depender da temperatura ambiental. Mantenha bem tapado e evite deixar sobre bancada de granito.

Para assar o pão de milho: o forno tem que estar pré-aquecido a 200 graus, por volta de 10 minutos e pode ser feito na fritadeira sem óleo. Pré-aqueça e assim que a luz de aquecimento desligou, disponha a forma na fritadeira e asse por volta de 30 a 40 minutos, o tempo vai depender da potência de cada equipamento.

Curiosidades: sempre amei esse pão! Aqui onde moro, o interior de Arroio do Meio no Rio Grande do Sul, com sua maioria de origem alemã, é muito apreciado. A dona Valéria é uma senhora disposta que conheço há anos e foi ela que me ensinou essa receita. Ela me fornece ovos caipiras e eu comentei que queria aprender. Ela respondeu: “tu tem farinha de milho aí? Então vamos fazer agora!” É uma receita simples e eficiente, como a vida! Depois disso testei várias vezes, dei de presente para várias pessoas e todos amam, espero que gostem também.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos e Imagens
Desenvolvimento
Produção Audiovisual